6 estratégias de retenção para o seu e-commerce de moda

Para abordar as 6 estratégias de retenção para o seu e-commerce de moda precisa, antes de tudo, discutir o conceito de retenção. Uma definição básica seria a capacidade de fidelizar clientes, de fazer com que eles voltem a comprar mais vezes da sua loja virtual.

É importante reforçar que o cliente deve voltar por vontade própria, não por ser abordado.

Mas por que a retenção é uma métrica tão importante?

É bom saber um pouquinho sobre alguns termos do marketing para responder a esta pergunta. O Custo de Aquisição por Cliente (CAC), que mede quanto uma empresa gasta para adquirir um novo cliente, é essencial neste momento.

Sabemos que é muito importante sempre buscar clientes novos, mas, segundo pesquisas, manter a base de clientes atuais em movimento é bem menos custoso.

Além disso, é possível extrair mais informações de um cliente que já compra há algum tempo, possibilitando a elaboração de uma estratégia de marketing mais assertiva.

Agora que entendemos esses conceitos, vamos partir para as 6 estratégias de retenção para o seu e-commerce de moda.

Confira abaixo.

E-mail marketing

Apesar de muitos afirmarem que o e-mail marketing não é tão importante e, pior, que já morreu, ele continua sendo uma das principais e mais rentáveis estratégias de retenção e também aquisição de clientes.

Isso acontece porque o e-mail é um canal direto de comunicação com o consumidor. É possível segmentar seus e-mails para os mais diversos públicos, com ofertas e conteúdos que cada público tem interesse.

O e-mail também serve como via para dar um certo retorno ao cliente, que acontece através de resumos periódicos, acompanhamento de pedidos e muito mais funcionalidades.

A WBR Digital em parceria com a Emarsys entrevistou, entre fevereiro e março de 2016, cerca de 254 profissionais de varejo nos EUA. Empresas que tinham um faturamento inferior a 100 milhões de dólares por ano.

Segundo os dados, 81% dos entrevistados disseram que o e-mail marketing impulsionou a aquisição de clientes e 80% afirmaram que foi crucial na retenção desses. 

Diversificação de pagamento

Outra estratégia muito importante a ser considerada são as formas de pagamento utilizadas. Além de oferecer uma grande variedade de meios de pagamento, é importante garantir a segurança no momento do checkout.

Uma pesquisa feita pela Opinion Box concluiu que o dinheiro ainda é o meio de pagamento mais comum, chegando a 78% das preferências. Logo em seguida vem o cartão de crédito com 67%, débito com 66% e boleto com 59%. O parcelamento de compras é uma facilidade que os brasileiros não abrem mão. E, é por isso que 82% têm o hábito de parcelar suas compras.

O surgimento do pix mostrou que essa também é uma forma de pagamento que veio para ficar. A prova disso é que 64% dos consumidores utilizam este meio de pagamento.

Os números acima são super importantes para traçar estratégias de marketing que realmente funcionem.

As três estratégias mais comuns para reter a atenção e fidelização do seu consumidor são:

  • Oferecer uma gama de opções de parcelamento;
  • Flexibilidade de pagamento, ou seja, um desconto para pagamentos à vista, facilidades de parcelamento etc;
  • Checkout facilitado, sem a necessidade do cliente preencher muitas informações, só as essenciais.

Relacionamento com o cliente

Um cliente, seja físico ou virtual, sempre é cativado pela forma com que é tratado ao ser atendido. Tente “virtualizar” as boas práticas de um atendimento presencial para um atendimento digital.

Recomendamos que você utilize a ferramenta de chat no seu site, com a finalidade de responder as pessoas e tirar as dúvidas delas no momento da aquisição.

E não se engane, o pós-venda é tão importante quanto a venda, é neste momento que você encanta o seu cliente. Seja com uma mensagem para agradecer a compra e medir a satisfação, como para estimular outra compra. Isso é muito feito através do e-mail.

Colher feedbacks também é super importante, não só para medir a satisfação do público sobre aquele produto, como para definir melhores estratégias de marketing.

Ofereça experiências personalizadas para os seus clientes

Com o início da implantação do Metaverso, várias empresas têm modernizado seus processos de venda e experiência do cliente. A personalização veio para ficar.

Os consumidores querem se sentir únicos e precisam que a compra seja extremamente facilitada e assertiva, sem que precise de devolução ou troca. Para isso, tem se falado muito nos provadores virtuais.

Eles são peça chave para a personalização. Você coloca as suas medidas e características e ele mostra a peça ideal para você. Isso gera segurança na compra do cliente, de que o artigo não precisará de troca e aumenta a satisfação do mesmo.

Nós da PerSizes trabalhamos com este tipo de serviço, que traz tanto benefícios para o cliente, como para a empresa que a implanta, uma vez que ela consegue captar informações valiosas sobre a clientela e suas preferências.

Seu cliente está sempre em movimento, atualize-se

É de extrema importância ficar atento às últimas novidades do seu mercado de atuação. Isso aumenta a satisfação do cliente, que sempre vai ter produtos “fresquinhos” e também te coloca à frente do seu concorrente.

Para fazer a sua busca de tendências, use o Google Trends e ferramentas similares, elas ajudam a rastrear as últimas tendências e como explorar esses pontos.

Estude a jornada do seu cliente

A jornada do cliente se trata das etapas que ele passa até realizar a compra de fato.

No marketing é comum citar topo, meio e fundo de funil. Sendo o topo o momento que o cliente ainda não está ciente do que precisa, e de que precisa do seu produto. O meio, quando o cliente já tem ciência do que precisa mas ainda se questiona se vale a pena, já que não conhece tão bem o produto. E o fundo do funil, a etapa que o cliente já sabe exatamente o que precisa e como precisa, está pronto para comprar, só falta escolher a loja.

Entender essas etapas e como o seu consumidor passa por elas é muito importante, isso possibilita melhorar seus processos e aumentar a conversão em vendas.

Bem, se você gostou deste conteúdo e pensa em modernizar o processo de compra do seu cliente, pode contar com a PerSizes, temos o serviço certo para personalizar a experiência do seu consumidor.