8 Dicas Práticas de Como Aumentar as Vendas do Seu E-commerce de Moda para o Final de Ano

O final de ano é tempo de datas comemorativas como Natal e Ano Novo. As famosas festas de final de ano são marcadas por grandes movimentações no setor de e-commerces de moda.

Por isso, neste artigo vamos dar 8 dicas práticas de como aumentar as vendas do seu e-commerce de moda para o final de ano. Então fique atento para que você consiga colocá-las em prática e potencializar os resultados da sua marca na internet.

O Natal pode até ser no final de dezembro, mas é de extrema importância que você se prepare com antecedência. Por isso, se faltam 2 ou 3 semanas para esta data, já passou mais que da hora de você se organizar para as divulgações, entre outros pormenores.

Vamos começar com as dicas de fato!

Foque nas datas importantes

É essencial que você tenha foco e saiba qual data é mais interessante, isso porque no final do ano não temos apenas o natal, mas Black Friday, Dia das Crianças etc. Por isso, analise estrategicamente o que faz sentido focar para o seu negócio.

Como a pauta é moda, é legal pensar que as pessoas compram roupas não somente para presentear no Natal. Mas também para ter o seu look natalino e seu look de ano novo. Então essa época é ideal para fazer uma propaganda voltada para este tipo de público também.

Crie metas de venda

Ter uma meta de vendas auxilia em toda criação e gerenciamento de expectativas para o seu negócio. Por isso, busque analisar indicadores como: vendas totais, taxa de conversão, ticket médio, número de acessos. Tudo isso possibilitará que você meça o resultado e êxito da sua campanha.

Coloque o seu estoque em dia

De nada adianta ter muita procura se você não tem como atender. Portanto, se planeje com antecedência e garanta que seu estoque esteja coerente com a demanda do mercado.

Uma ótima dica é usar a Black Friday para renovar o seu estoque. Como assim? Simples, na Black Friday você coloca os produtos encalhados em promoção e assim consegue renovar o estoque com produtos mais atraentes para o seu público atual.

É interessante que tanto na sua vitrine virtual, quanto na sua estratégia de marketing você segmente os produtos por idade. Isso garante que o estoque estará sempre em dia.

Reforce os times mais exigidos

Não é somente o time de suporte e vendas que fica atolado nessa época do ano. Portanto viemos trazer algumas equipes que seriam bem interessantes de terem reforço nas festas de final de ano:

  • O TI para auxiliar na questão da alta taxa de acessos.
  • O estoque para atender melhor o público e agilizar entregas.
  • E claro o atendimento ao cliente, o famoso suporte, para dar auxílio aos clientes que tiverem problemas em suas compras.

Apostar em uma boa plataforma e bons recursos que auxiliem no processo de compra como Provadores Virtuais também são ótimas soluções.

Otimize seus processos

Nesse caso é de extrema importância que você foque em ferramentas que agilizem a vida do cliente. Como um pagamento facilitado.

Um software de ERP que otimiza toda a operação. Um provador virtual que possibilita ao cliente saber qual peça exata ele deve comprar sem perder muito tempo e diminuindo a taxa de devoluções e trocas.

Elabore uma estratégia de valores

Uma boa estratégia de valores parte do pressuposto que você conhece seus custos e sua margem de lucro. Portanto, você precisa estabelecer o quão atrativo você pode deixar seus preços sem comprometer sua lucratividade.

Uma alternativa é usar ferramentas de precificação dinâmica, que ajudam a monitorar os preços dos concorrentes e ajustar os seus de acordo com a sua realidade e possibilidade. Isso aumenta o grau de competitividade do mercado, gerando mais demanda.

Construa uma vitrine criativa e chamativa

É fato que quando você entra num e-commerce de moda procurando algo você logo dá de cara com a vitrine, impreterivelmente. Portanto, além da descrição e anúncios do produto que a pessoa está procurando estarem bem afiados, é interessante que a vitrine nessa época do ano esteja criativa e bem organizada.

Ou seja, com valores, promoções e ofertas que interessem de fato o consumidor. Além disso, porque não montar combos específicos para essa época do ano, como o Natal por exemplo, para gerar mais engajamento e vendas? É inclusive uma estratégia de valores bem interessante, além de tornar a vitrine mais agradável e apresentar mais produtos.

Um detalhe interessante em alguns e-commerces de moda que potencializam as vendas são vídeos e fotos em 360º. Além do destaque nos produtos de maior valor agregado. Isso dá muito prestígio à loja.

Estimule compras antecipadas

Como foi dito anteriormente, os consumidores de moda nas festas de final de ano não focam só em comprar para presentear, mas compram para si mesmos para usar as peças em looks do Natal ou Réveillon. Por isso, por que não elaborar uma estratégia de compras antecipadas para essa época?

A pessoa precisa de programar e com um estímulo de uma promoção ou um mimo, ela pode simplesmente fazer uma compra antecipada deste produto. Bacana, né?

Este artigo reuniu 8 dicas práticas de como aumentar as vendas do seu e-commerce de moda para o final de ano. Tudo de forma rápida, descontraída e sutil. Bem o jeito da PerSize.

Se você gostou compartilhe com seus amigos e até a próxima!