O que é um avatar online: encontrando as medidas certas!

Saiba o que é um avatar online e como essa tecnologia vai te ajudar a achar as medidas certas!

Saber o que é um avatar online pode ser confuso para algumas pessoas. Porém, se você parar para pensar bem, o avatar online se trata apenas de uma representação virtual da pessoa física e real.

Inclusive, uma pesquisa da Universidade de Stanford em 2007 levantou uma questão muito pertinente: que efeito a escolha de avatares online de uma pessoa teria em seu comportamento? O resultado foi que não apenas o usuário operaria o avatar de uma forma consistente com sua aparência no mundo digital, mas as características do avatar moldariam o comportamento do usuário de volta ao mundo real.

No caso das lojas virtuais de moda, o avatar online ajuda o cliente a realizar compras mais assertivas ao representar as suas medidas corretas nos provadores virtuais. Isso não só facilita a vida do cliente como diminui a taxa de trocas e devoluções.

Com a evolução do mercado digital, algumas empresas estão revolucionando o uso dos avatares na internet com a ajuda da inteligência artificial. Já existem avatares que são o rosto e a voz de várias marcas, como, por exemplo: a Lu, da Magalu, a Nat, da Natura, a Sam, da Samsung, e o CB, a versão 2.0 do Baianinho, das Casas Bahia.

Entretanto, alguns nichos de mercado estão tornando os avatares não um porta-voz das marcas, mas sim, uma ferramenta de personalização da experiência do consumidor, como é o caso do e-commerce de moda. Nos e-commerces de moda, os avatares têm sido muito utilizados no provador virtual, ferramenta que decolou com a chegada da pandemia, para facilitar a compra de roupas online.

Por que usar manequim virtual para roupas?

A utilização dos avatares online como manequim virtual para roupas é uma forma de tornar mais assertiva a experiência de compra para o consumidor. Com a Inteligência Artificial, é possível experimentar uma roupa sem sair de casa, somente desfrutando da inteligência artificial.

O manequim virtual para roupas serve para reduzir as devoluções e trocas nos e-commerces e também o risco de arrependimento do comprador, que muitas vezes se frustra ao receber em casa uma peça que não corresponde às suas medidas.

Como montar um manequim virtual?

Quando o assunto é como montar um manequim virtual, existem empresas especializadas em fornecer esse serviço para os e-commerces. A ferramenta funciona de maneira que une as informações dos produtos cadastrados no site com as informações fornecidas pelo usuário. O cruzamento desses dados possibilita a criação dos avatares.

Configurando o seu manequim virtual: medidas

Quando acessar um e-commerce que ofereça esse serviço, você deve primeiramente fazer o seu cadastro. Depois disso, você irá encontrar no site o botão que indica onde está o manequim – geralmente disponível ao escolher uma peça. Encontrando o botão, adicione as informações solicitadas e pronto: você terá o avatar com as suas medidas utilizando a peça que você escolheu! Fácil, né?!

Como vender de forma assertiva?

Disponibilizar ferramentas que otimizam a experiência do consumidor e reduzem as chances de arrependimento é uma forma de fazer vendas assertivas. Investir na satisfação do cliente reduz as trocas e devoluções na sua loja e ainda diminui as chances do cliente não finalizar a compra por dúvidas em relação aos tamanhos.

A PerSizes foi criada pensando em ajudar o seu e-commerce personalizando a experiência do seu consumidor. Se você é lojista de e-commerce e deseja alavancar as suas vendas entre em contato com a gente!